top of page

Espiritismo, Doutrina espírita, Kardecismo ou Espiritismo kardecista  é uma doutrina religiosa e filosófica mediúnica.

Foi criada (segundo seus adeptos, "codificada") pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec.

Depois de observar e analisar as mesas girantes, a incorporação e outros "fenômenos mediunicos", os quais ele afirmava serem causados por inteligências incorpóreas ou imateriais, os espíritos, Kardec definiu o espiritismo como "a doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos". Segundo ele, o espiritismo aliaria ciência, filosofia e religião, buscando uma melhor compreensão não apenas do universo tangível (científico), mas também do universo a esse transcendente (religião).

O termo Spiritisme foi criado por Kardec em 1857  para definir o corpo de ideias reunidas em seu "O Livro dos Espíritos" e destacar as diferenças do espiritismo para o espiritualismo.

A doutrina espírita é baseada em cinco "obras básicas", chamadas de Codificação Espírita, publicada por Kardec entre 1857 e 1868. A codificação é composta por O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Somam-se ainda as chamadas obras "complementares", como O Que é o Espiritismo?, Revista Espírita e Obras Póstumas.

bottom of page